quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Limpeza e conservação da pintura a óleo
Somente após um ano de concluída, uma obra poderá ser envernizada. Para isso, a pintura deverá ser previamente limpa com um pano macio umedecido em essência de terebintina e depois que esta estiver seca, aplica-se uma camada fina de Verniz Cristal diluído em cerca de vinte por cento de essência de terebintina.




Na arte da pintura, assim como na fotografia e outras artes, compreender as bases da teoria da cor, é um conhecimento indispensável para o sucesso na correcta utilização e combinação das mesmas.
A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz.
Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles.

Uma boa compreensão da teoria das cores compreende temas que abordaremos sucessivamente, neste blog, mas como sempre e mais uma vez, só a traves da pratica, este conhecimento teórico fará algum sentido.



Modelos de Cor – Cor aditiva e Cor subtractiva.

Ao falarmos de cores, temos que diferenciar duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.

A cor-luz, baseia-se nas emissões da luz solar e pode ser vista percebida através dos raios luminosos e da sua decomposição a traves dum prisma
A cor-pigmento refere-se a substância usada para imitar os fenómenos da cor-luz. Estas cores podem ser extraídas da natureza, de materiais de origem vegetal, animal ou mineral, como resultado de processos de processos industriais, que dão origens aos pigmentos.



Modelos de cor, refere-se ao padrão de representação e estudo das cores e as suas combinações.
Estes modelos servem para estudar o comportamento da cor em diversos âmbitos. Alguns dos modelos de cor mais conhecidos, englobam-se em dois grandes grupos, Modelos de cor aditiva e Modelos de cor subtractiva.
O modelo de cor aditiva mais conhecida é o Modelo RGB, alem do modelo tradicionalmente utilizado em Belas Artes.
Entre os modelos de cor subtractiva mais conhecidos, temos o modelo Modelo CMY e o Modelo CMYK.



Modelos de cor, refere-se ao padrão de representação e estudo das cores e as suas combinações.
Estes modelos servem para estudar o comportamento da cor em diversos âmbitos. Alguns dos modelos de cor mais conhecidos, englobam-se em dois grandes grupos, Modelos de cor aditiva e Modelos de cor subtractiva.
O modelo de cor aditiva mais conhecida é o Modelo RGB, alem do modelo tradicionalmente utilizado em Belas Artes.
Entre os modelos de cor subtractiva mais conhecidos, temos o modelo Modelo CMY e o Modelo CMYK.




Modelo de “Cor subtractiva”
Quando falamos estritamente em termos de conceitos de pintura artística tradicional, vermelho, amarelo e azul são as cores primárias e puras a partir das quais todas as restantes cores são obtidas. Este modelo é conhecido como modelo de “Cor subtractiva” e do qual muitos de nos aprendemos na escola através da mistura das cores primárias.
Fora do âmbito da mistura da cores pigmento, este modelo baseado nas cores primarias nomeadas, é raramente utilizado.
Para efeitos impressão, as cores utilizadas nos modelos de cor subtractiva, são o ciano, magenta e amarelo, este modelo é chamado “CMY”.
Neste modelo, o preto é criado através da mistura de todas as cores, e o branco é a ausência das cores (assumindo que o papel é branco).
Este modelo corresponde também a um sistema de “Cor subtractiva”.
A combinação dos primários dão como resultado uma cor preta suja ou indefinido, pelo que é possível adicionar a cor preta obtida por outros meios, quando assim for, o modelo utilizado é o “CMYK”
No Modelo CMK o circulo cromático é baseado nas cores primarias ciano, magenta e amarelo, cuja mistura da como resultado o vermelho, verde e azul, como cores segundarias.

Modelo de “Cor Aditiva”.
Existem por tanto outras áreas de aplicação da cor e outros modelos de estudo da cor.
Os modelos de cor baseados nas misturas de pigmentos, correspondem a modelos de cores subtractiva. Quando misturamos cores de luz, usualmente Vermelho/Verde/Azul, estamos a utilizar um modelo de “Cor Aditiva”. Podemos nos referir a este sistema através do conhecido modelo “RGB”.
Todas as possíveis cores podem ser criadas através da mistura destas três cores luz. Todas estas cores quando misturados em partes iguais produzem o branco; quando não existe nenhuma cor luz, obtemos o preto.
Este sistema de “Cor Aditiva” aplica-se aos monitores de computador, televisão e vídeo projectores, todos os quais resultam da combinação das cores vermelho, verde e azul, cores primárias do círculo cromático para este modelo “RGB”.

A luz branca é composta das três cores primárias no modelo de cor aditivo, mas combinando essas mesmas cores em pigmento, ou seja no modelo de cor substractiva, o resultado será uma cor negra.






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